Gateways

Gateways são o mecanismo através do qual os usuários visualizam conteúdo na permaweb, permitindo que os usuários apontem seu navegador não modificado para um ID de transação na rede Arweave e tenham o conteúdo renderizado localmente. Por exemplo, se um usuário acessar um arquivo contendo uma imagem através de um servidor de gateway, a imagem será renderizada no navegador. Da mesma forma, se um usuário acessar um arquivo HTML no Arweave por meio de um gateway, ele será renderizado como uma página da web completa em sua máquina.

Além de permitir que os usuários atendam ao conteúdo estático da Web armazenado no Arweave, os gateways também permitem a hospedagem de aplicativos da Web totalmente funcionais, dinâmicos e descentralizados na permaweb. Essa funcionalidade é ativada pelos gateways que indexam transações e suas tags em um banco de dados consultável. Porque os gateways expõem um índice de consulta para a rede via JavaScript e GraphQL, um aplicativo hospedado no Arweave também pode consultar o Arweave.

Incentivação

A incentivação de gateway é deliberadamente excluída do protocolo principal do Arweave. Isso permite que uma variedade de mecanismos de incentivo diferentes seja implantada no topo do protocolo base. Isso permite que os usuários escolham o mecanismo que consideram mais apropriado para mediar seu acesso à rede. Por exemplo, alguns usuários podem preferir um modelo de acesso à rede suportado por anúncios, enquanto outros podem preferir pagar uma pequena taxa de assinatura para acessar a rede sem anúncios, um exemplo de mecanismo de acesso permaweb é a Meson.Network.

Criticamente, na maioria das configurações de incentivo de gateway, os desenvolvedores de aplicativos são liberados da responsabilidade de pagar os custos de hospedagem e atendimento em nome de seus usuários. Isso permite o desenvolvimento de aplicativos da web de código aberto onde os desenvolvedores podem liberar seus aplicativos gratuitamente, sem a preocupação de acumular custos e passivos pessoais proporcionais à quantidade de uso que um aplicativo recebe. Do ponto de vista de um desenvolvedor, os aplicativos permaweb são lançados ‘ uma vez, executados para sempre ’ – exigindo zero taxas de manutenção e manutenção.

Indexação e consulta via GraphQL

A maioria dos gateways na rede Arweave expoe um GraphQL, interface para consultar as tags associadas às transações do Arweave. Essas tags podem conter dados arbitrários, permitindo que os desenvolvedores escrevam trivialmente aplicativos totalmente descentralizados e dinâmicos. Isso permite que o conteúdo do usuário seja armazenado nas transações do Arweave e recuperado quando necessário. Por exemplo, um desenvolvedor pode marcar transações em seu aplicativo de blog com App-Name: blog e Type: post para que essas postagens sejam retornadas quando um usuário acessar a página inicial do aplicativo. Você pode ler mais sobre o GraphQL aqui.

Moderação de conteúdo

Os gateways formam outra camada no sistema de moderação de conteúdo descentralizado da permaweb. Os gateways podem aplicar qualquer política de conteúdo que eles consideram apropriado – ignorando ( ou seja, não armazenando ou indexando conteúdo ) que não atenda aos seus critérios. Isso permite que os usuários encontrem e usem um gateway Arweave cujas políticas de conteúdo considerem aceitáveis – moldando a visualização da web que veem. Além disso, esse sistema libera os desenvolvedores de aplicativos do pesado fardo de moderar o conteúdo em seus aplicativos. Você pode ler mais sobre políticas de conteúdo na rede Arweave aqui.