Políticas de conteúdo

A rede Arweave emprega um sistema descentralizado de políticas de conteúdo, permitindo que aqueles que armazenam dados e acessem dados protejam suas máquinas de todos os tipos de conteúdo nocivo. O princípio amplo da rede é que nenhum participante deve ser forçado a armazenar qualquer conteúdo que não deseje. Este princípio é posto em prática em todas as camadas da pilha de permaweb. Isso é possível com o protocolo Arweave porque, diferentemente das redes tradicionais de blockchain, a estrutura de dados de lotação de bloco da Arweave garante que os mineradores não sejam obrigados a armazenar todo o conjunto de dados.

Mineiros

Os mineiros da rede podem executar cálculos arbitrários ( de pesquisas simples de palavras-chave, para análise de imagem e vídeo da visão de computador ) em todos os dados armazenados, para que eles possam remover o conteúdo, não se sentem confortáveis com a hospedagem. Como os mineiros armazenam e atendem publicamente seu conteúdo, eles estão sujeitos a todas as leis e regulamentos locais de sua jurisdição. Isso desincentiva muito os mineiros de armazenar conteúdo em contradição com essas leis, pois eles seriam responsabilizados por qualquer violação – assim como os hosts da web são desincentivados de armazenar conteúdo ilícito no tradicional rede.

Gateways

Quando os usuários acessam o conteúdo na Permaweb, normalmente o fazem através de um gateway. Gateways atue como um portal, permitindo que os usuários acessem a rede Arweave dentro de um navegador não modificado. Assim como os mineiros podem escolher sua própria política de conteúdo em relação aos dados que armazenam, os gateways também podem ditar qual conteúdo eles indexam e servem.

Além de permitir que os gateways moderem o conteúdo permitido, esse sistema também permite que os usuários escolham um gateway representando seus valores. Em essência, as pessoas podem navegar por uma permaweb de seu gosto, dependendo de suas preferências. Os aplicativos Permaweb acessados através de gateways podem exibir posteriormente conteúdo diferente para diferentes usuários, dependendo da escolha do gateway. Esse sistema libera os desenvolvedores dos problemas complexos e controversos associados à moderação de conteúdo nas plataformas da web, enquanto capacita os visitantes a fazer essas escolhas por si mesmos.

Aplicações

A camada final de moderação de conteúdo na Permaweb ocorre no nível de cada aplicativo individual. Os aplicativos Permaweb podem impor um filtro adicional no conteúdo atendido por suas interfaces, conforme seus desenvolvedores entenderem. Esses sistemas de moderação de conteúdo estão incorporados no código fonte dos próprios aplicativos, imutavelmente , oferecendo aos usuários a capacidade de confiar em como o aplicativo modera o conteúdo permanentemente. Cada aplicativo é capaz de escolher seu próprio mecanismo, variando desde o provisionamento de IDs de moderador pré-determinados até a permissão de uma governança pura orientada pela comunidade em relação às decisões de moderação de conteúdo. Leia mais sobre aplicativos Permaweb aqui.